Ensino Fundamental II - 5ª a 8ª séries / 6º ao 9º ano

O Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora Auxiliadora tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

  • o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

  • a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamentam a sociedade;

  • o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

  • o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que assenta a vida social.

A prática do Ensino Fundamental deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes competências e habilidades:

  • compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio as injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

  • posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

  • conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

  • conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais sociais;

  • perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

  • desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

  • conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva;

  • utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

  • saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

  • questionar a realidade, formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


Com observância das competências e habilidades a serem adquiridas pelos nossos alunos, o trabalho pedagógico se torna cada vez mais significativo, problematizado e contextualizado pelos professores em suas práticas pedagógicas.

As aulas se tornam atraentes e os professores utilizam de recursos tecnológicos, atividades em grupos cooperativos, para que os alunos aprendam a conhecer, aprendam a fazer, aprendam a viver juntos, a viver com o outro e acima de tudo que aprendam a ser  bons cristãos e cidadãos honestos.

Do Sistema de Avaliação da Aprendizagem: 
  
REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO, SENTIDO E FINALIDADE
DA AVALIAÇÃO EM NOSSA ESCOLA

As propostas curriculares atuais, bem como a legislação vigente,  primam por conceder uma grande importância à avaliação, reiterando que ela deve ser: contínua, formativa e personalizada, concebendo-a como mais um elemento do processo de ensino aprendizagem, o qual nos permite conhecer o resultado de nossas ações didáticas e, por conseguinte, melhorá-las.

            Queremos enfatizar a avaliação formativa em nossa escola, que fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.
Este enfoque tem um princípio fundamental: deve-se avaliar o que se ensina, encadeando a avaliação no mesmo processo de ensino-aprendizagem. Somente neste contexto é possível falar em avaliação inicial (avaliar para conhecer melhor o aluno e ensinar melhor) e avaliação final (avaliar ao finalizar um determinado processo didático).

Se a avaliação contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos alunos, pode-se dizer que ela se converte em uma ferramenta pedagógica, em um elemento que melhora a aprendizagem do aluno e a qualidade do ensino. Este, é para nós, o sentido definitivo de um processo de  avaliação formativa.

Qual será então o sentido e a finalidade da avaliação?

  • Conhecer melhor o aluno: suas competências curriculares, seu estilo de aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho. A isso poderíamos chamar de avaliação inicial.
  • Constatar o que está sendo aprendido: o professor vai recolhendo informações, de forma contínua e com diversos procedimentos metodológicos e julgando o grau de aprendizagem, ora em relação à todo grupo-classe, ora em relação a um determinado aluno em particular.
  • Adequar o processo de ensino aos alunos como grupo e àqueles que apresentam dificuldades, tendo em vista os objetivos propostos.
  • Julgar globalmente um processo de ensino-aprendizagem: ao término de uma determinada unidade, por exemplo, se faz uma análise e reflexão sobre o sucesso alcançado em função dos objetivos previstos e revê-los de acordo com os resultados apresentados.

    Entendam então, como funciona o nosso Sistema de Avaliação:

    1) DISTRIBUIÇÃO DOS PONTOS POR TRIMESTRE:

  • _ 1º Trimestre: 30 pontos (média 18 pontos)
  • _ 2º Trimestre: 30 pontos (média 18 pontos)
  • _ 3º Trimestre: 40 pontos (média 24 pontos)
  • _ TOTAL: 100 PONTOS MÉDIA PARA APROVAÇÃO: 60 Pontos

    2 ) RECUPERAÇÃO:

As recuperações trimestrais têm como objetivos recuperar conteúdo/nota e dar ao aluno a base necessária para revisão de conteúdos defasados.

            O resultado da recuperação trimestral será obtido pela seguinte fórmula :  R =

R :  Resultado

RT :Recuperação Trimestral

              TT : Total trimestral

A atividade recuperativa terá o valor do trimestre e será oferecida para os alunos que estão com nota abaixo da média.

            Importante:

  • O aluno que não atingiu 60 pontos no final do 3º trimestre, terá direito a recuperação trimestral sem limitar o número de disciplinas.
  • O conteúdo da recuperação do 3º trimestre abrangerá os conteúdos significativos dos três trimestres do corrente ano letivo.

RECUPERAÇÃO FINAL:    Valor da recuperação final: 100 pontos  ( 1 trabalho no valor de 20 pontos e 1 prova no valor de 80 pontos).

  • O aluno deverá ter mínimo de quarenta pontos em cada disciplina e máximo de 3 disciplinas para ter direito à recuperação final.
  • Esta recuperação acontecerá no final de janeiro/2008
  • O conteúdo da recuperação final abrangerá os conteúdos significativos dos três trimestres.
  • Será aplicada a fórmula : R = igual a 60 pontos .

R : Resultado

NR : Nota da recuperação

NA:Nota anual

Horário de funcionamento do Ensino Fundamental II:

Turno Matutino: 07h05 às 11h35.