No dia 17 de Junho, realizamos a contação da história “O Porquinho Comilão” com todos os alunos do Infantil.Ela nos conta de um porquinho muito comilão, mas muito comilão mesmo! De tão guloso, ele deixou os seus amigos enfurecidos, pois até mesmo a comida dos outros ele devorava.
A mãe costumava zangar-se com ele, com razão, porque o porquinho andava sempre à procura de alguma coisa para encher a barriga, não se importando se fosse dele ou não.
Passeando pela rua o porquinho viu seu amigo Carneiro vendendo frutas e não resistiu as belas maçãs. Pegou algumas delas e saiu correndo para comê-las, deixando seu amigo enfurecido. Mais tarde, o porquinho passou pela horta da dona Galinha e apanhou as maiores espigas de milho que lá havia, comendo-as também sem se importar com os cacarejos de protestos da dona.
Ao passar perto da casa dos coelhos, pegou uma travessa cheia de cenouras que eles tinham preparado para lanchar, fugiu com ela, comendo ao mesmo tempo que corria.
Os animais revoltados com as atitudes do Porquinho Comilão resolveram lhe dar um castigo.Ao pé de uma árvore estenderam uma toalha e, sobre ela, dispuseram belos petiscos, convencidos de que o Porquinho logo apareceria atraído por aquele banquete. Quando o ouviram chegar, todos os animaizinhos se esconderam depressa atrásdas árvores.
-Um lanche? -exclamou o Porquinho todo contente. -Um delicioso bolo, peras doces… TUDO PARA MIM! UAU! - Pegou no bolo e engoliu-o em grandes pedaços, mas, subitamente, sentiu que a boca lhe ardia como se tivesse metido fogo nela, e saiu correndo, gritando, à procura de água para se refrescar.
Os vizinhos tinham posto uma grande quantidade de pimenta na massa do bolo. Aquele acontecimento serviu para que o Porquinho Comilão deixasse de ser tão guloso. Depois daquele dia ele nunca mais comeu mais do que um porquinho bem educado deve comer.
Conversamos e refletimos com os alunos sobre as atitudes do Porquinho Comilão. Não devemos pegar o lanche dos colegas, sem antes perguntar. É preciso ser educado e respeitar o que é do outro.
Professora Ana Maria da Cruz – Infantil I