Conteúdos - admissão 2022

Processo Seletivo para Novos Alunos 2022
Objetos de Conhecimento ( Conteúdos)
Ensino Fundamental- anos iniciais

1º ano EFI

Língua Portuguesa
• Escrita espontânea,
• Leitura e reconhecimento de: listas, placas, rótulos, bilhete, parlenda e convite,
• Sequência alfabética.

Matemática
• Sequência numérica até 20,
• Quantificação até 20,
• Reconhecimento de figuras planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo,
• Noções matemáticas: maior/menor, grande/pequeno, alto/baixo, grosso/fino, estreito/largo...

2º ano EFI

Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para a série anterior,
• Produção de pequeno texto ou parágrafo-resposta,
• Leitura e reconhecimento de: listas, placas, rótulos, bilhete, parlenda e convite,
• Reconhecimento de sinais gráficos de pontuação,
• Reconhecimento de ordem alfabética,
• Reconhecimento de unidades fonológicas como: rimas, sílabas e palavras.


Matemática
• Todos os itens descritos para a série anterior,
• Classificação e sequência de coleções,
• Identificação de quantidades,
• Identificação e leitura de números até 50,
• Sequência numérica,
• Conceitos de adição e subtração (registro com desenhos e resposta),
• Sistema de numeração decimal (material dourado),
• Calendário: rotinas, dias, meses e semanas,
• Reconhecimento de figuras planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo,
• Noções de localização e orientação espacial: dentro, fora, longe, perto, ao lado, esquerda,direita, etc.

3º ano EFI

Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para a série anterior,
• Comunicação, por escrito, de informações, pensamentos e ideias,
• Leitura e reconhecimento de: convite e bilhete, legenda, tirinha, literário e poema,

• Habilidades de leitura: localização de informações explícitas no texto, compreensão, interpretação e

inferência de significado com base no contexto,
• Produção de textos escritos ou parágrafo-resposta observando clareza, uso adequado de maiúsculas e
minúsculas, estruturação de frases, sinais básicos de pontuação e ortografia,
• Reconhecer personagens, enredo e partes de uma história,
• Reconhecimento de sinais gráficos de pontuação e uso da pontuação para a produção de sentido,
• Antônimos e sinônimos,
• Substantivos,
• Aumentativo e diminutivo,
• Singular e plural,
• Separação silábica.

Matemática
• Todos os itens descritos para a série anterior,
• Escrita de números por extenso até 999,
• Números pares e ímpares,
• Números ordinais,
• Resolução de situações-problema,
• Adição e subtração com e sem reagrupamento,
• Ordem crescente e ordem decrescente,
• Identificar horas exatas e indicar a duração de intervalos de tempo no relógio analógico no formato de
horas,
• Medidas de comprimento: metro e centímetro,
• Medidas de massa: grama e quilograma,
• Sistema monetário brasileiro: cédulas e moedas.

4º ano EFI

Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para as séries anteriores,
• Leitura e reconhecimento de textos: narrativos, literários, história em quadrinhos,relato de memória,
cartão postal e entrevista,
• Identificar elementos da narrativa: personagens, tempo e sequência,
• Encontro vocálico,
• Encontro consonantal e dígrafos,
• Adjetivos,
• Acentuação gráfica.

Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores,
• Números naturais do 0 a 9.999,
• Resolução de situações-problema envolvendo adição e, subtração com e sem reagrupamento,
• Multiplicação,
• Noções de dobro, triplo e quádruplo,
• Números ordinais,
• Composição e decomposição de números naturais,
• Medidas de capacidade: litro e mililitro,
• Temperatura,
• Reconhecimento de sólidos geométricos: cilindro, paralelepípedo, cubo, cone, esfera, pirâmides
(semelhanças e diferenças),
• Atributos e reconhecimento de sólidos geométricos em objetos da vida real,

• Simetria,
• Interpretação de tabelas e gráficos.

5º ano EFI

Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
• Leitura e reconhecimento de textos: narrativos, literários, poemas e fábulas,
•Verbo.

Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores,
• Números naturais do 0 a 999.999,
• Resolução de situações-problema envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão,
• Operações envolvendo quantias em dinheiro,
• Ângulos,

• Reconhecimento de poliedros: cubo, paralelepípedo, pirâmide e prismas (semelhanças e
diferenças),
• Faces, vértices e arestas.

 

Processo Seletivo para Novos Alunos Alunos 2022
Objetos de Conhecimento ( Conteúdos)
Ensino Fundamental- anos finais (6º ao 9º anos)

 
Redação: para todos os anos de escolaridade do EF II será solicitado um texto
narrativo com o tema proposto contextualizado.
 
→ Para todos os anos de escolaridade do EFII, a prova de Língua Portuguesa conterá
questões relativas à Gramática e à Interpretação de texto.
 
Para esta prova, o candidato deverá apresentar as seguintes habilidades:
• Localizar informações explícitas em um texto.
• Inferir o sentido de uma palavra ou de uma expressão.
• Inferir uma informação implícita em um texto.
• Identificar o tema de um texto.
• Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
• Interpretar textos multimodais (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).
• Identificar a intencionalidade de diferentes gêneros textuais.
• Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de
textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi
produzido e daquelas em que será recebido.
• Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao mesmo tema.
• Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade deste.
• Estabelecer relação causa-consequência entre as partes e os elementos do
texto.
• Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
• Identificar efeitos de ironia ou de humor em textos variados.
• Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações.
• Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada
palavra ou de uma expressão.
• Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos
ortográficos e / ou morfossintáticos.
 
 


6º ano 


Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para os anos anteriores.
    • Interpretação de diferentes gêneros textuais como: contos; cartas pessoais;lendas e mitos; memórias literárias; tirinhas; notícias; relato  pessoal; relato de campo e crônicas.
    • Ortografia e fonética: noções gerais

    • Divisão silábica, sílaba tônica e acentuação gráfica (sem regras).
    • Classes de palavras: 
    • Substantivos;
    • Adjetivos;
    • Artigos;
    • Numerais;
    • Pronomes pessoais retos;
    • Verbos no modo indicativo.

Matemática
• Todos os itens descritos para os anos anteriores.
   • Números naturais: as quatro operações, incluindo divisão não exata
   • Frações: adição e subtração, comparação e cálculo de frações de quantidade
   • Números decimais: adição, subtração e comparação
   • Medidas de comprimento: metro, centímetro, milímetro e quilômetro e cálculo de perímetro
   • Medidas de tempo: segundo, minuto, hora, dia, semana, mês e ano
   • Medidas de massa: grama, miligrama, quilograma e tonelada
   • Medidas de capacidade: litro e mililitro

7° ano


Língua Portuguesa 
• Todos os itens descritos para o ano anterior.
 • Interpretação de diferentes gêneros textuais, como como conto, notícia, tirinha, carta, crônica, reportagem, relato de viagem, relato pessoal ...
 • Classes variáveis: substantivo, adjetivo/locução adjetiva, artigo, numeral, pronome (possessivo e demonstrativo) e verbo (modo indicativo);
  • Funções sintáticas: termos ligados aos nomes e aos verbos (sujeito, predicado, transitividade verbal, complementos verbais, verbos de ligação, predicativo do sujeito, complemento nominal, adjunto adverbial e adjunto adnominal). 


Matemática:
• Todos os itens descritos para o ano anterior.
   • Frações: as quatro operações, tipos de frações, números mistos e frações equivalentes.
  • Porcentagem: cálculo de porcentagem, conversão de fração em porcentagem e porcentagem na forma decimal.
   • Medidas de tempo, massa e comprimento: unidades, transformação de unidades, adição e subtração.
   • Medidas de áreas: metro quadrado e centímetro quadrado.
   • Geometria plana: perímetro e área de quadrados, retângulos e triângulos.
   • Divisibilidade, números primos, múltiplos e divisores, decomposição em fatores primos.

8° ano


Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para o ano anterior.

  • Interpretação de diferentes gêneros textuais, como carta pessoal, poema, letra de música, tirinha, notícia, crônica argumentativa, carta aberta, relato de viagem, relato pessoal, biografia, conto ....
  • Identificação de sujeito e predicado e seus tipos
  • Aposto e vocativo.
  • Figuras de sintaxe, verbo de ligação e predicativo do sujeito


Matemática

• Todos os itens descritos para o ano anterior.
   •  Porcentagem
   •  Quadrado e triângulo equilátero
   •  Soma das medidas dos ângulos internos do triângulo
   •  Problemas envolvendo grandezas diretamente e inversamente proporcionais
   •  Equações do 1º grau
   •  Operações com números inteiros
   •  Volume de blocos retangulares
 

9° ano


Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para os anos anteriores.
   • Interpretação de diferentes gêneros textuais, como crônica narrativa, texto dissertativo, notícia, relato pessoal, cartaz, tirinha, revista em quadrinhos...
   • Pronomes relativos;
   • Vozes verbais;
   • Formação de palavras.
   • Sujeito / predicado (identificação e classificação);
   • Termos ligados ao nome;
   • Termos ligados ao verbo.
   • Período composto por subordinação.

Matemática
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
   • Cálculo Algébrico: Expressões algébricas, monômios e Polinômios.
   • Resolução de equações do 1º e do 2º grau.
   • Resolução de problemas envolvendo equações do 1º e do 2º grau.
   • Geometria plana: estudo completo dos triângulos – classificação, cevianas e pontos notáveis, semelhança e congruência.
   • Produtos notáveis e fatoração

 

Processo Seletivo para Novos Alunos Alunos 2022
Objetos de Conhecimento ( Conteúdos)

Ensino Médio

Redação: para todos os anos de escolaridade do EM será solicitado um texto dissertativo com o tema proposto contextualizado.


1º ano


Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
   • Interpretação de diferentes gêneros textuais, como artigo de opinião, relato pessoal, texto dissertativo, tirinha, notícia, cartaz, infográfico...
   • Regência verbal e nominal;
   • Crase;
   • Concordância verbal e nominal.


Matemática

• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
  • Cálculo Algébrico: Produtos notáveis, Fatoração e Simplificação de Fração Algébrica.
  • Geometria plana: polígonos, círculo e circunferência, Teorema de Tales, semelhança de triângulos, relações métricas e razões trigonométricas no triângulo retângulo, perímetro e área de figuras planas.
  • Racionalização de denominadores.
  • Conjuntos e funções: conceitos e propriedades.
 • Estudo completo das seguintes funções: polinomial de 1º e 2º graus (gráficos, determinação das raízes, análise de sinal e resolução de equações, inequações e sistemas).


2° ano


Língua Portuguesa
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
  • Interpretação de diferentes gêneros textuais, como texto dissertativo argumentativo, artigo de opinião, crônica, poema, conto, tirinha, notícia, infográfico...
  • Coordenação;
  • Subordinação.


Matemática 
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
  • Estudo completo das seguintes funções: modular, exponencial, logarítmica (gráficos, determinação das raízes, análise de sinal e resolução de equações e inequações e sistemas).
 

3° ano


Língua Portuguesa
• Todo o conteúdo acima descrito.


Matemática 
• Todos os itens descritos para as séries anteriores.
   • Estudo completo das funções trigonométricas;
   • Sequências e progressões aritméticas e geométricas;
   • Matrizes, determinantes e sistemas lineares;
   • Análise combinatória;
   • Geometria espacial.