Notícias

Jornada Pedagógica na ENSA: três dias de reflexão, aprendizado e celebração

Evento reuniu educadores e Irmãs em uma jornada de boas-vindas e preparação para o ano letivo de 2024

Durante os dias 01, 02 e 03 de fevereiro, a ENSA viveu intensamente sua Jornada Pedagógica, um evento marcado pela participação ativa de gestores, professores, equipe pedagógica, Irmãs e educadores em geral. Conduzida pela Irmã Áurea Martins, Diretora Institucional da ENSA, a jornada teve como propósito promover reflexão, aprendizado e celebração em preparação para o novo ano letivo. 

A programação iniciou na última quinta-feira (01/02) de manhã, dedicada aos educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Foi feita uma acolhida pela Coordenadora da Pastoral, Diana Superbi, juntamente com a Irmã Sirlene, que falou sobre a Campanha da Fraternidade 2024. Em seguida, os participantes tiveram um momento de boas-vindas conduzido pela Irmã Áurea. 

As atividades tiveram início com a Coordenadora Pedagógica, Paula Costa Carvalho, e a Orientadora Educacional, Luciana Araújo Mendes, que abordaram o tema "O Professor como Agente Transformador de Vidas" e falaram sobre Práticas Pedagógicas Inclusivas. 

À tarde, foi a vez dos educadores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com destaque para o tema "Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Infantil" conduzido por Iasmin Raimundi Coelho. Membros da Equipe Gestora, Marina Alves Costa Ferreira e Samuel Magalhães Faria, compartilharam sobre o informativo pedagógico dos docentes. 

Na sexta-feira, as atividades se repetiram pela manhã para os educadores do Fundamental II e Ensino Médio, incluindo orientações pedagógicas e informações sobre o informativo pedagógico. À tarde, ocorreu a entrega de materiais e entrevistas individuais com familiares de alunos do Ensino Fundamental I e da Educação Infantil. 

O sábado encerrou a jornada com uma reflexão conduzida pela coordenadora da Pastoral, Diana Superbi, que explorou o tema "Refletindo sobre o legado deixado por Dom Bosco à Família Salesiana - Estreia 2024". 

O evento também foi marcado por um momento especial de transição, onde a Diretora Pedagógica Maria das Graças L.N Pinheiro (Dace) passou o bastão para a Coordenadora Pedagógica, Marina Alves, em um ato simbólico repleto de emoções. Com a aposentadoria de Dace, Marina assume, ao lado da Irmã Áurea, a Diretoria Pedagógica da ENSA. 

A transição simbólica ocorreu com o testemunho de Irmãs e de toda equipe de educadores. Dace entregou uma chave à Marina, carregada de significados como mudança, abertura e fechamento, sabedoria, liberdade e poder. Esse ato simbolizou a passagem da responsabilidade. Em meio a diversas emoções e presentes, Marina recebeu com alegria e entusiasmo o novo desafio. 

Destaque também para o sorteio de dois Kits da Saudali, oferecidos pela empresária Paula Murta, mãe de aluno da ENSA. As ganhadoras foram Raissa Monteiro da Luz e Sidia Cristina Rodrigues, ambas professoras na escola. 

Em um clima de aprendizado, troca de experiências e celebração, a Jornada Pedagógica da ENSA deixou sua marca como um momento fundamental de preparação para o ano letivo de 2024.

Jornada Pedagógica - 2024 (23 Fotos)