Notícias

Abertura da Campanha da Fraternidade na ENSA: vivendo a fraternidade e a amizade social

Alunos do Ensino Fundamental e Médio participam de acolhida especial para marcar o início da Campanha da Fraternidade

Na última sexta-feira (23/02), a ENSA realizou na quadra da escola a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2024, um momento marcante que envolveu os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. 

Com o tema "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs", a comunidade escolar iniciou um período muito importante, onde todos os alunos foram convidados à reflexão. A campanha acontece de forma mais intensa nesse período de quaresma, porém o tema é trabalhado ao longo de todo o ano. 

A Campanha da Fraternidade, ao longo de 60 anos, tem sido uma iniciativa de evangelização da Igreja no Brasil, buscando revitalizar a sociedade e estimular uma reflexão sobre nossa cultura e comportamento.

Através de encenações, participação da banda ExaltaENSA e momentos de reflexão, os alunos foram convidados a repensar o modo como interagem com o mundo, visando uma sociedade mais fraterna, justa e solidária. 

A Campanha da Fraternidade propõe um caminho de transformação e, neste ano, a escola pretende trabalhar com os alunos três pontos fundamentais: VER, ILUMINAR e AGIR. 

"Queremos fazer um caminho quaresmal em três pontos: primeiro, VER as situações de inimizades que geram divisões. Segundo, deixar-nos ILUMINAR pela Palavra de Deus e terceiro, AGIR, ou seja, nos esforçamos para uma mudança não só pessoal, mas também comunitária em busca de uma sociedade amiga, justa, fraterna e solidária", explicou a Diretora Pedagógica da ENSA, Marina Alves.

A Campanha da Fraternidade alerta para a necessidade premente de respeitar as diferenças que permeiam a sociedade, sejam elas de cultura, raça, cor, religião, gênero ou qualquer outra. “Somos convocados a acolher a vida do próximo em sua totalidade, reconhecendo sua dignidade e valor como ser humano. É um convite para nos reunirmos à mesa da fraternidade, onde todos têm espaço, onde a partilha, a comunhão e a celebração da vida são os alicerces de uma convivência verdadeiramente humana e solidária”, disse a diretora. 

 

Abertura da Campanha da Fraternidade na ENSA (17 Fotos)